Sala de Imprensa
HOME | BUSCA    

Discursos e entrevistas

09/08/12

Abertura da Cerimônia de Inauguração da nova Fábrica

Discurso de Shunichi Nakanishi, presidente da Toyota Mercosul, na cerimônia de inauguração da fábrica da Toyota em Sorocaba (SP)

Senhoras e Senhores,

Bom dia!

Primeiramente, eu gostaria de agradecer, em nome da Toyota do Brasil, as presenças do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; do Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, representando a Presidenta da República, Dilma Rousseff; do Embaixador do Japão, Akira Miwa.

Também gostaria de registrar a presença do Senhor Akio Toyoda, Presidente da Toyota Motor Corporation, que veio do Japão, especialmente para este importante evento.

Agradeço também às outras autoridades públicas que nos honram com sua presença, fornecedores, distribuidores, jornalistas da imprensa brasileira e japonesa, e membros da família Toyota.

A Toyota do Brasil iniciou as suas operações, em 1958. Desde então, duas fábricas foram estabelecidas.  Enquanto isso conquistamos os consumidores brasileiros com o lançamento de produtos inesquecíveis.

O primeiro foi o saudoso Bandeirante. Depois, foi a vez do nosso carro-chefe, o Corolla. Tivemos também a Hilux e o SW4, líderes em seus respectivos segmentos. Aos poucos, a Toyota vem crescendo e construindo uma história de sucesso neste país.

Mas nada disso seria possível sem a ajuda dos nossos colaboradores, consumidores, distribuidores, fornecedores e do Governo brasileiro. Desde o início, vocês receberam a Toyota de braços abertos e nós somos muito gratos por isso.

Mas durante estes 54 anos, nem tudo foi um mar de rosas. Tenho certeza que os meus colegas se lembram de algumas das dificuldades e desafios. Contudo, nossos antecessores trabalharam muito, e com a ajuda dos brasileiros, a Toyota do Brasil foi capaz de superar cada uma delas.

Durante os últimos dois anos, visitando diferentes regiões e cidades do Brasil, e trabalhando com brasileiros todos os dias, pude perceber e reconhecer, por mim mesmo, como são determinados, persistentes e trabalhadores. Hoje, eu sei que os brasileiros nunca desistem, o que me deixa orgulhoso em trabalhar com vocês. E no dia de hoje, estamos estabelecendo um novo marco na história da Toyota, porque o nosso sonho de longa data, a introdução de um carro compacto no mercado brasileiro, está se tornado realidade.

O mais novo membro da nossa família, o Etios, será produzido aqui, na primeira Ecofactory do Brasil, feito por brasileiros e para brasileiros.

Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer, em nome da Toyota do Brasil, o Prefeito Vitor Lippi, por toda a ajuda e por nos mostrar o potencial de Sorocaba. Também quero agradecer o Ministro Fernando Pimentel, por todo o suporte e apoio que nos foi dado para que a nossa empresa pudesse continuar investindo neste belo país. Também agradeço, em especial, o governador Geraldo Alckmin pelo importante papel na viabilização deste investimento.

Com esta nova fábrica, a Toyota do Brasil se tornará mais competitiva e chegará a um novo patamar. Temos o desafio de ultrapassar as 200.000 unidades de vendas em dois anos, o que corresponde ao dobro do nosso volume atual. E o nosso objetivo é estarmos entre as maiores montadoras do mercado automotivo brasileiro, ainda nesta década, começando pelo lançamento do nosso carro compacto, no final de setembro. O Etios nos ajudará a chegar lá, porque seremos capazes de oferecer a experiência Toyota a mais pessoas.

Este é um carro que foi desenvolvido com a qualidade e a tecnologia Toyota, criado, especialmente, para atender os consumidores brasileiros e suas necessidades. E esta é a razão pela qual eu estou absolutamente confiante no sucesso deste produto e tenho certeza de que estamos lançando outro vencedor. Portanto, considero-me uma pessoa de sorte por fazer parte de tudo isso e estou realmente orgulhoso desse projeto. Pois, este é só o início de uma nova era para nós.

Para finalizar, gostaria de reforçar o compromisso que temos no cuidado dos nossos consumidores, e para mantê-los satisfeitos. Eles são a nossa prioridade. Essa é a minha promessa e a dos meus colegas também.
 

Topo

Assuntos relacionados

 

Outros discursos e entrevistas


 

30/10/14

Abertura da Toyota no Salão do Automóvel de São Paulo 2014

Discurso de Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil, durante o Salão do Automóvel de São Paulo 2014

11/03/14

Abertura do Lançamento do Novo Corolla 2015

Discurso de Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente executivo da Toyota do Brasil, na cerimônia de lançamento do Novo Corolla 2015, em Campinas (SP)

21/11/13

Abertura do 43º Salão do Automóvel de Tóquio

Discurso de Mitsuhisa Kato, vice-presidente executivo responsável pelo desenvolvimento da tecnologia Toyota, em Tóquio, Japão

06/05/13

Abertura do Lançamento do Novo RAV4

Discurso de Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente executivo da Toyota do Brasil, na cerimônia de lançamento do Novo RAV4 em Itatiba (SP)