Sala de Imprensa
HOME | BUSCA    

Discursos e entrevistas

06/05/13

Abertura do Lançamento do Novo RAV4

Discurso de Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente executivo da Toyota do Brasil, na cerimônia de lançamento do Novo RAV4 em Itatiba (SP)

Caros amigos jornalistas,

No 1º trimestre de 2012, a fim de estimular a economia brasileira, o governo brasileiro adotou medidas para incentivar o consumo interno, como as reduções de impostos e a queda dos juros.

Esse cenário econômico se refletiu no mercado automotivo através do anúncio do governo da redução do IPI para os veículos produzidos pelas montadoras instaladas no Mercosul.

Outra medida adotada foi o aumento, em 30 pontos percentuais, do mesmo imposto para os carros importados, como forma de incentivo à indústria nacional.

Os modelos que sofreram maior impacto com isso foram os SUVs, que são, em grande parte, importados. Apesar de um novo recorde e um crescimento de 5% do mercado automotivo em 2012, estes produtos tiveram uma queda de 7,5% em suas vendas. No caso, mesmo com uma redução no volume dos importados, a Toyota do Brasil, ultrapassando a barreira das 100.000 unidades, bateu um novo recorde de vendas pelo 11º ano consecutivo. Em torno de 114.000 unidades foram registradas, sendo mais de 56.000 Corollas, 39.000 Hilux e 10.500 SW4, os maiores volumes já registrados para estes modelos. Com apenas três meses de vendas, tivemos um bom resultado com o Etios, chegando a cerca de 7.000 unidades vendidas.

Para 2013, nossa visão é a de que o consumo interno deve se manter em alta, apesar de agora ser desafiado por uma inflação com tendência de alta. Mas, basicamente, a decisão do governo em manter o IPI reduzido para veículos dará o tom para a dinâmica do mercado e da própria indústria.

Este ano promete ser um ano promissor para a Toyota do Brasil. De acordo com os resultados destes quatro primeiros meses, estamos entre as montadoras que mais crescem no país, com um aumento de 93% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado.

Um dos grandes responsáveis por esse crescimento é o Etios. No mês de abril, chegamos a 6.800 unidades emplacadas. No caso dos modelos já consolidados, a meta será manter suas posições de liderança do Corolla no segmento de sedãs médios, com 54.000 unidades, e também da Hilux e do SW4, com 40.000 e 11.000 unidades, respectivamente, na categoria diesel. Portanto, com um crescimento sustentável, a Toyota tem como objetivo bater um novo recorde, pelo 12º ano consecutivo, rumo às 200.000 unidades por ano.

Com a implementação de quotas de importação sem o aumento de IPI, os importados voltam a contribuir mais com o volume da Toyota. O jogador principal desse time de importados será o Novo RAV4.

A Toyota foi pioneira ao lançar o 1º utilitário compacto crossover, unindo os conceitos "SUV 4x4" e "carro de passeio". O RAV4 foi apresentado pela 1ª vez ao público no Salão de Tóquio, em 1993, e sua 1ª geração foi lançada em 1994, no Japão e na Europa. 

Em 1996, foi a vez do mercado norte-americano e, em 1999, ele chegou ao Brasil, sendo importado do Japão. De lá para cá, tivemos outras duas gerações, lançadas em 2000 e 2006, respectivamente.

Em novembro de 2010, passamos a oferecer uma nova opção aos consumidores, a versão 4x2. No ano seguinte, registramos um novo marco histórico: O maior volume já registrado para o modelo no Brasil, com 4.225 unidades vendidas.

Em 2013, vamos estabelecer uma nova marca com a 4ª geração do RAV4. Nossa meta será de aproximadamente 800 unidades por mês, mais que o dobro do volume médio mensal vendido em 2011.

O RAV4 que estamos lançando chega a sua 4ª geração e foi totalmente redesenhado. Tenho certeza de que o Novo RAV4 irá agradar aos mais variados públicos, pois além do design moderno e sofisticado, sua versatilidade se encaixa perfeitamente  ao estilo de vida urbano, mas sem perder o seu espírito aventureiro.

As novas motorizações garantem a tradicional robustez e dinamismo deste modelo. O novo motor 2.5 L, que substituirá o antigo 2.4 L, traz consigo uma melhoria de desempenho. Além disso, temos uma grande novidade: Estamos lançando duas versões com motor 2.0 L, que já conquistou o selo a do Inmetro.

Seguindo suas características de "carro de passeio", o RAV4 passa a proporcionar maior conforto aos seus ocupantes, principalmente no que diz respeito ao espaço interno. O espaço no banco traseiro, que já era um dos melhores da categoria, ficou mais amplo, com o aumento do espaço para os joelhos.

Tudo isso por que a Toyota tem como objetivo global oferecer carros cada vez melhores, buscando a recompensa no sorriso satisfeito dos seus consumidores.

Muito obrigado pela atenção.

Topo

Assuntos relacionados

 

Vídeos


 

 

Outros discursos e entrevistas


 

30/10/14

Abertura da Toyota no Salão do Automóvel de São Paulo 2014

Discurso de Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil, durante o Salão do Automóvel de São Paulo 2014

11/03/14

Abertura do Lançamento do Novo Corolla 2015

Discurso de Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente executivo da Toyota do Brasil, na cerimônia de lançamento do Novo Corolla 2015, em Campinas (SP)

21/11/13

Abertura do 43º Salão do Automóvel de Tóquio

Discurso de Mitsuhisa Kato, vice-presidente executivo responsável pelo desenvolvimento da tecnologia Toyota, em Tóquio, Japão

06/05/13

Abertura do Lançamento do Novo RAV4

Discurso de Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente executivo da Toyota do Brasil, na cerimônia de lançamento do Novo RAV4 em Itatiba (SP)