Sala de Imprensa
HOME | BUSCA    

Discursos e entrevistas

30/10/14

Abertura da Toyota no Salão do Automóvel de São Paulo 2014

Discurso de Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil, durante o Salão do Automóvel de São Paulo 2014

 

Boa tarde, caros Jornalistas.

Obrigado por atenderem a coletiva de imprensa da Toyota do Brasil, neste Salão do Automóvel de São Paulo.

2014 está sendo realmente um ótimo ano para a Toyota e melhor ainda para a Toyota do Brasil. América Latina e Caribe são uma das regiões que mais crescem para a Toyota global e o Brasil tem um importante papel nisso.

Se considerarmos que o mercado brasileiro está caindo 9% em relação a 2013, nós estamos no caminho oposto. A Toyota é uma das poucas montadoras que está crescendo diante deste cenário. De janeiro a setembro, vendemos 136.000 carros, um crescimento de 6%.

A décima primeira geração do Corolla tem sido um sucesso no mercado brasileiro. Depois do seu lançamento em março, o nosso sedã médio recuperou a liderança do segmento. Com um volume mensal de cerca de 6.000 unidades e uma participação acima de 30%. Além disso, ele recebeu cinco estrelas na mais recente avaliação do Latin NCap.

As vendas do Etios também estão indo bem. Desde o lançamento do ano-modelo 2014, em setembro de 2013, o volume da fábrica de Sorocaba tem sido divido com a Argentina, sendo bem aceito em ambos os mercados. Assim, trabalha em capacidade máxima e com esforços de produção e fará um volume adicional de quase 10.000 unidades em 2014, um aumento de 14%.

No caso da Hilux, nossa picape média é líder na categoria diesel com uma maior participação de mercado, indo de 27% para 31% este ano. E a nossa SUV média, a SW4, tem crescido 16% em relação a 2013.

Enquanto isso, a RAV4 está vendendo cerca de 700 unidades por mês. Isto representa um crescimento de 178% em relação ao ano passado.

Assim, a nossa meta é vender um total de 190.000 unidades neste ano, um aumento de 8% em relação a 2013.

Mas nós queremos mais do que números. Nós, na Toyota, tratamos os nossos consumidores, fornecedores, concessionários e colaboradores como uma família, a nossa segunda família. Então, é nossa prioridade promover um crescimento sustentável. E a fundação deste crescimento é construída sobre a qualidade dos nossos veículos e serviços.

De acordo com o Sales satisfaction index, um estudo da J.D. Power, a Toyota, num empate, é número um em satisfação do consumidor. Reforçando isso, as nossas pesquisas indicam que 98% dos nossos consumidores estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o processo de compra do carro.

Mas, para garantir um crescimento sustentável, estamos trabalhando em quatro frentes:

- Expansão da rede de concessionárias.

- Nova fábrica de motores, em Porto Feliz (SP), com início das operações previstas para o primeiro semestre de 2016.

- Tornar a Toyota do Brasil uma base de exportação. Este sonho está começando a se tornar realidade com as vendas do Etios para o Paraguai e o Uruguai.

- Seguindo a voz do consumidor para fazer rápidas melhorias em nossos produtos.

Agora, temos outra grande novidade para contar.

Estamos mudando o nosso escritório central para são Bernardo do Campo. Nesse lugar, a Toyota estabeleceu sua primeira fábrica fora do Japão, em 1962. Lá, produzíamos o nosso querido Bandeirante.

Agora, estamos remodelando-a para torná-la uma eco-factory e uma fábrica-modelo do sistema de produção Toyota. Por isso, estabelecemos metas, como zero de emissão de CO2, zero de produção de resíduos e 100% de reuso da água, trabalhando em harmonia com a natureza.

São Bernardo será uma fábrica social. Por ser um local com muita história, vamos trabalhar com as escolas da região, como já fazemos em Sorocaba, para ensinar à comunidade o jeito Toyota de fazer as coisas.

Nós gostaríamos de trazer todo o know-how da Toyota global para São Bernardo para crescer junto com o Brasil.

Aproveitem o nosso estande!

Obrigado!

Topo

Assuntos relacionados

 

Outros discursos e entrevistas


 

30/10/14

Abertura da Toyota no Salão do Automóvel de São Paulo 2014

Discurso de Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil, durante o Salão do Automóvel de São Paulo 2014

11/03/14

Abertura do Lançamento do Novo Corolla 2015

Discurso de Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente executivo da Toyota do Brasil, na cerimônia de lançamento do Novo Corolla 2015, em Campinas (SP)

21/11/13

Abertura do 43º Salão do Automóvel de Tóquio

Discurso de Mitsuhisa Kato, vice-presidente executivo responsável pelo desenvolvimento da tecnologia Toyota, em Tóquio, Japão

06/05/13

Abertura do Lançamento do Novo RAV4

Discurso de Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente executivo da Toyota do Brasil, na cerimônia de lançamento do Novo RAV4 em Itatiba (SP)