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Toyota no Mundo

De teares a carros: a história da Toyota

Como muitas outras companhias que construíram sua marca na história, a Toyota foi formada com base em um conjunto de valores e princípios cujas raízes remontam às origens da empresa no Japão.

A história da Toyota começa no final do século XIX, quando Sakichi Toyoda inventa o primeiro tear elétrico, que revolucionaria a indústria têxtil do país. Em Janeiro de 1918, Sakichi funda a Toyoda Spinning and Weaving Co. Ltd e com a ajuda de seu filho, Kiichiro Toyoda, realiza o sonho de construir o primeiro tear automático, em 1924.

Depois de enfrentar uma séria crise econômica no Japão que o forçou a deixar a empresa, Sakichi se restabelece e cria, dois anos mais tarde, a Toyoda Automatic Loom Works, garantindo a continuidade da família na indústria têxtil daquele País.

Como seu pai, Kiichiro foi um inovador que durante suas visitas a Europa e ao Estados Unidos, na década de 1920, começou a interessar-se profundamente pela então iniciante indústria automotiva. Com os fundos obtidos na venda da patente do tear automático inventado por seu pai, Kiichiro produziu o primeiro protótipo de automóvel e assim estabeleceu os alicerces da Toyota Motor Corporation (TMC), fundada em 1937.

Além da fundação da Toyota Motor Corporation, um dos grandes legados de Kiichiro Toyoda foi ter estabelecido as bases do famoso Sistema de Produção Toyota. Impulsionado pela necessidade de fazer mais com menos, Kiichiro criou a filosofia “just-in-time”, que defende a produção do estritamente necessário, no momento certo e nas quantidades adequadas. Este conceito de produção, alinhado à filosofia de respeito às pessoas, transformou-se em um fator chave para o desenvolvimento da companhia. O Sistema de Produção Toyota, com sua ênfase no aperfeiçoamento contínuo e na valorização do comprometimento de seus empregados, é admirado e considerado pela indústria automotiva como um modelo de excelência a ser seguido.

Após enfrentar um período de dificuldades, ocasionado principalmente pelos efeitos da Segunda Guerra Mundial, a Toyota tornou-se, em 1950, a maior fabricante de veículos do Japão, com mais de 40% do mercado. A estratégia de crescimento da Toyota foi impulsionada por sua inserção no mercado internacional, alcançando reconhecimento mundial durante a década de sessenta com a instalação de unidades industriais e centros de desenvolvimento nos Estados Unidos, Canadá e no Reino Unido. Trinta anos mais tarde, em 1980, a Toyota alcançaria a marca de 30 milhões de veículos produzidos em todo o mundo.

Atualmente, a Toyota Motor Corporation é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega mais de 325.000 colaboradores em todo o mundo.

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