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Toyota no Brasil

Em janeiro 23 de 1958, a Toyota Motor Corporation inaugura um escritório no centro da cidade de São Paulo, com o nome de Toyota do Brasil Indústria e Comércio Ltda. Onze meses depois, a empresa inicia as suas atividades como montadora de veículos, com a instalação da primeira fábrica brasileira, no bairro do Ipiranga. O Land Cruiser, primeiro utilitário Toyota lançado no mercado brasileiro, ganha as ruas em maio do ano seguinte.

Com a mudança da fábrica para São Bernardo do Campo, em novembro de 1962, a Toyota substitui a linha Land Cruiser pelo Bandeirante, equipado com motor a diesel, tração nas quatro rodas e disponível nas versões jipe e camioneta de carga e de uso misto.

Uma das únicas fábricas do mundo a manter todas as operações industriais realizadas pela própria empresa, a unidade de São Bernardo permitiu, durante quase quatro décadas de produção, o controle completo de todos os processos, garantindo a qualidade final do produto.

Em setembro de 1998, a Toyota inaugura a segunda fábrica no Brasil, em Indaiatuba, interior de São Paulo, onde passa a ser fabricado o Corolla, carro mais vendido em todo o mundo, com mais de 36 milhões de unidades comercializadas desde 1966.

Em agosto de 2001, a Toyota inaugura seu escritório comercial em São Paulo e encerra a fabricação do Toyota Bandeirante. A unidade de São Bernardo passa a produzir peças para a picape Hilux, fabricada na planta de Zárate, na Argentina, e para o Corolla. Após investimentos de US$ 300 milhões, a Toyota dá início, em junho de 2002, à produção do Novo Corolla, veículo que conquista a liderança absoluta de vendas no segmento de sedãs médios.

Em janeiro de 2003, a Toyota passa a contar com nova estrutura na América do Sul, com a denominação de Toyota Mercosul. A nova organização integra o gerenciamento da Toyota do Brasil com a Toyota da Argentina e consolida as duas plantas produtivas como pólos de exportação para toda a América Latina, incluindo Caribe e México.

Em maio de 2004, a Toyota lança o Corolla Fielder, também fabricado em Indaiatuba, que assume rapidamente a condição de líder de vendas no segmento de station wagons. Um ano depois, em maio de 2005, a Toyota lança no Brasil e na Argentina a Nova Hilux, que materializa o Projeto IMV (Innovative International Multi-purpose Vehicle). Uma revolução total no mercado, a Nova Hilux rapidamente alcança a liderança no segmento de picapes médias. Em setembro, o utilitário esportivo SW4 é lançado e também conquista o primeiro lugar em vendas de sua categoria.

Outro passo importante para o crescimento da empresa é a inauguração do Centro de Distribuição de Guaíba, na Grande Porto Alegre, em março de 2005. Em uma área total de 58 mil m², o Centro de Distribuição se tornou o portal das operações logísticas da Toyota entre o Brasil e a Argentina, para recebimento da Hilux, por via rodoviária. Além de distribuir a Hilux para todo território nacional, o Centro executa as operações de recebimento, checagem e ajuste de montagem.

Em 2012, a Toyota do Brasil ingressa no mercado de carros compactos com o Etios, vendidos nas versões hatchback e sedã. A fábrica em Sorocaba é inaugurada em agosto daquele ano com a presença de Akio Toyoda, presidente global da marca.

Em 2013, a Toyota Motor Corporation reformulou seu Corpo Executivo para diversas de suas afiliadas ao redor do mundo. Na América Latina e Caribe, a principal novidade foi a nomeação de Steve St. Angelo como CEO (Chief Executive Officer) para as regiões da América Latina e Caribe (exceto México). St. Angelo também assumiu a posição de Chairman da Toyota do Brasil e possui como base o escritório comercial e corporativo da empresa em São Paulo (SP).

Em fevereiro de 2014, a Toyota realizou cerimônia de lançamento da pedra fundamental da sua nova fábrica de motores, na cidade de Porto Feliz (SP), que tem investimentos na ordem de R$ 1 bilhão e será responsável, em um primeiro momento, pela produção dos motores 1.3L e 1.5L do compacto Etios, produzido em Sorocaba (SP). No futuro, a unidade também abrigará uma linha de motores para o Corolla, feito em Indaiatuba. O começo das operações em Porto Feliz ocorrerá no primeiro semestre de 2016, com produção inicial de 70 mil motores anualmente. A capacidade produtiva total da planta da Toyota em Porto Feliz será de 200 mil motores por ano.

Para atender à crescente demanda pelos seus veículos, a Toyota aumenta sua rede de concessionárias e, atualmente, conta com 144 distribuidores.

Hoje, a Toyota possui mais de 5.300 colaboradores em suas unidades de São Bernardo do Campo, Indaiatuba, São Paulo, Sorocaba, Vitória, Votorantim, Brasília, São Paulo e Guaíba.

Localidades:

  • Brasília (DF)
  • Guaíba (RS)
  • Indaiatuba (SP)
  • São Bernardo do Campo (SP)
  • São Paulo (SP)
  • Sorocaba (SP)
  • Vitória (ES)
  • Votorantim (SP)

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