Sala de Imprensa
HOME | BUSCA    

Institucional

Filosofia

Paixão por satisfazer o cliente

A essência da filosofia Toyota é "cliente em primeiro lugar". Com este espírito, a Toyota trabalha dia a dia para oferecer produtos e serviços com qualidade, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos clientes em todo o mundo.
Com o cliente sempre em mente e buscando proporcionar a melhor experiência de compra, a Toyota esforça-se em desenvolver veículos com a mais alta tecnologia que contribuam para melhorar a qualidade de vida de todos, priorizando a segurança e o respeito ao meio ambiente.

Qualidade Toyota
A qualidade é um dos principais valores da marca Toyota. Qualidade no design, desenvolvimento e fabricação de cada veículo; qualidade em todos os componentes e no serviço e atenção ao consumidor; qualidade no relacionamento com os colaboradores. É assim que satisfazemos nossos clientes, permanecemos competitivos e ganhamos respeito ao redor do mundo.

A partir dessas premissas, a Toyota criou uma reputação sólida. Essa reputação, fundamentada no Toyota Way e no Sistema Toyota de Produção, é a chave para o crescimento constante das vendas da Toyota ano após ano.

Esses princípios de qualidade são implementados ativamente pela Toyota do Brasil para oferecer sempre o melhor aos clientes.

Toyota Way
Toyota way é um ideal da Toyota que expressa nossas crenças e valores. Basicamente, dois pilares principais sustentam o Toyota Way: a "Melhoria Contínua" e o "Respeito pelas Pessoas". Esses princípios nos fazem procurar sempre melhorar nossos negócios, aplicando nossas melhores idéias e esforços, sempre respeitando as pessoas, acreditando no esforço individual e no bom relacionamento e interação em equipe.

Afinal, o que de fato norteia a Toyota é a força de nossos colaboradores. Seu trabalho e motivação nos ajudam a crescer e melhorar cada dia mais.

Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System – TPS)
Na Toyota do Brasil, como em todo o mundo, os veículos são produzidos com base no Sistema Toyota de Produção (TPS), uma filosofia de gerenciamento que visa otimizar todos os processos, eliminar gastos desnecessários e fabricar produtos que satisfaçam as necessidades do mercado.

O TPS preza a excelência, produzindo o necessário, no momento certo, com a maior qualidade a um preço competitivo.

O Jidoka, um dos principais pilares do Sistema Toyota de Produção ajuda a manter a qualidade elevada e a prevenir falhas. O Jidoka dá aos colaboradores o poder de parar a linha de montagem, de forma que possíveis defeitos não sejam passados adiante.

O segundo pilar do TPS, a produção Just-in-Time elimina o desperdício de tempo, de esforços e de materiais. Nenhum colaborador produz mais do que o necessário para atender a demanda.

Baseado na idéia de que a qualidade, a segurança e o aumento da eficiência somente serão atingidos se cada funcionário compreender com clareza suas atividades, o Trabalho Padronizado constitui um dos elementos da base do TPS.

Filosofia de melhoria contínua nos produtos e processos, o Kaizen completa o êxito do Sistema Toyota de Produção. Essa abordagem produtiva, porém, não ajuda apenas a prevenir falhas, eliminar desperdícios e aumentar a eficiência. O que faz o TPS realmente mais reconhecido e respeitado é a garantia que oferece aos clientes Toyota de que eles têm em mãos veículos com os mais elevados padrões de qualidade, confiabilidade e durabilidade.

Topo