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12/06/19 - 13:40

Toyota cria iniciativa que fomenta empreendedorismo e criatividade em comunidades

  • Inspirado no upcycling, ReTornar incentiva a reutilização de resíduos para a criação de novos produtos comerciais;
  • Após doação de 3 toneladas de resíduos, projeto entra em nova fase;

A Toyota do Brasil apresentou na última quarta-feira, dia 22, em Indaiatuba, interior de São Paulo, o seu novo projeto como foco em negócio sustentável e desenvolvimento da comunidade por meio da reutilização de resíduos de forma criativa. Batizada de ReTornar, a iniciativa, que surgiu em 2012 por meio de uma parceria entre profissionais de costura e a Toyota, está em processo de remodelação há um ano, e passou a envolver toda cadeia de valor da montadora. Inspirado no upcycling, método de reutilização criativa, a ação incentiva a geração de novos produtos, menos impacto no meio ambiente e já doou mais de 3 toneladas de materiais e uniformes à Uni Arte Cooperativa, de Indaiatuba, e da ASCA (Associação Social Comunidade de Amor), de Sorocaba.

Além de reutilizar materiais que seriam descartados ou reciclados de maneira convencional, a ação visa o desenvolvimento da comunidade e de costureiras, que em muitos casos são chefes de família. De acordo com uma pesquisa publicada no livro “Mulheres Chefes de Família no Brasil – Avanços e Desafios” do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, mais de 30 milhões de lares são chefiados por mulheres, representando 40,5% das residências no país, incluindo parte das famílias das costureiras de Indaiatuba e Sorocaba. Percebendo a mudança de estrutura das famílias atuais e alinhada aos princípios da companhia, a Toyota do Brasil enxergou a necessidade de remodelar o projeto que está em atividade há 7 anos. Em 2018, a área de Comunicação e Sustentabilidade iniciou capacitações, treinamentos por meio de metodologias Toyota, criação de identidade visual própria e um plano de negócio e sustentabilidade a fim de melhorar o desenvolvimento profissional e pessoal das cooperadas.

Para Viviane Mansi, diretora regional de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para a América Latina, apostar nestas mulheres e no desenvolvimento da comunidade como um todo é fundamental para fortalecer esse movimento da equidade de gênero. ”Precisamos sempre pensar além no negócio e olhar para tudo que está ao nosso redor e colaborar para termos um mundo melhor em todos os aspectos. O empoderamento de minorias, a sororidade, o senso de justiça, inclusão e colaboração são atos diários de transformação social”, reforça Viviane.

Com mais de 3 toneladas de resíduos doados pela montadora, as costureiras já produziram mais de 26 mil peças por meio do upcycling. Entre os itens estão: bolsas, estojos, cases, bolsas térmicas, nécessaires, avental de cozinha, almofadas de pescoço, entre outros itens comerciais. Todo o lucro obtido pela venda dos produtos é direcionado às mulheres.

Voando longe

Como parte do seu plano de negócios e sustentabilidade, a Toyota contratou uma consultoria para a Uni Arte Cooperativa e ASCA a fim de identificar novas oportunidades de produtos a partir dos resíduos gerados pela montadora. A Revoada, consultoria com foco em sustentabilidade, também tem o objetivo de estabelecer metas de negócios e sustentabilidade das entidades, desenvolvimento e criação de produtos, plano de vendas e captação de recursos, entre outras ações de estratégia de negócios.

Além disso, a empresa também vai realizar um diagnóstico para parcerias futuras por meio do ReTornar.

Reinventar e crescer

Em média, 700 pessoas são impactadas diretamente por meio do trabalho manual das costureiras, que consequentemente colaboram com a preservação dos recursos naturais e com a conscientização da importância da reciclagem para o planeta. Além disso, os empregos gerados tornam possível uma melhoria de vida das famílias.

“Esta parceria importante com a Toyota impacta diretamente na vida das mulheres e, juntas, colocamos todo nosso esforço para reinventar e inovar. Trabalhar o empoderamento feminino é importante para que ela possa se expressar, lutar e quebrar barreiras todos os dias, faz com que o projeto tenha ainda mais força”, comenta Judite Simonato, diretora administrativa da Uni Arte.

Upcycling

Reaproveitar materiais e objetos para transformá-los em outros produtos ganhou a definição de upcycle. O principal objetivo é ir além da reciclagem comum e desenvolver um ciclo que inclua, entre todas as vantagens do processo para o meio ambiente, comunidades a fim de proporcionar seu desenvolvimento.

Com o upcycling é possível reduzir consideravelmente a exploração de novas matérias-primas para o desenvolvimento de peças do absoluto zero. O desmatamento, extração de minérios e a quantidade de água gasta também são minimizados.

Serviço

Neste momento, a Uni Art Cooperativa e a ASCA realizam vendas apenas para empresas. Os interessados devem entrar em contato por meio:

Uni Arte Cooperativa – (19) 3318-2857 / uniartecostura@tahoo.com;

ASCA – (15) 3342-6400/ (15) 9 9150-0033 / projetoacolhe@hotmail.com;

Com a consultoria da Revoada, em breve as entidades devem abrir suas vendas para pessoas físicas.

No vídeo, você pode conferir como a vida dessas mulheres foram transformadas com a iniciativa.

Projetos socioambientais no Brasil

Além de manter diversas iniciativas relacionadas diretamente ao ciclo de vida de seus produtos e à sua cadeia de valor para melhorar e repensar o seu impacto na sociedade e meio ambiente, a Toyota também mantém um braço social. A Fundação Toyota do Brasil completa 10 anos em 2019 e foi criada para atuar na conservação do meio ambiente e na formação de cidadãos. Atualmente, a entidade desenvolve três projetos nacionais: Arara Azul, no Pantanal, Toyota APA Costa dos Corais, no Nordeste e Águas da Mantiqueira, na Serra da Mantiqueira; um projeto regional, o Ambientação, nas regiões metropolitanas de Campinas e Sorocaba (SP). E ainda apoia dois espaços voltados à educação, a Vitrine Cultural, em Guaíba (RS) e a Biblioteca Monteiro Lobato, em São Bernardo do Campo (SP).

Topo


A Toyota do Brasil Ltda. conta com quatro unidades produtivas nas cidades paulistas de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, cidade que também abriga um Centro de Pesquisa Aplicada e um Centro de Design. A empresa conta ainda com três centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS), Vitória (ES) e Suape (PE), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP), um escritório de representação em Brasília (DF), e mais de 5.600 colaboradores. Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 344.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites http://www.toyota-global.com/ e www.toyota.com.br ou www.facebook.com.br/toyotadobrasil.