Sala de Imprensa
HOME | BUSCA    

Press releases

24/10/19 - 01:50

Toyota apresentou o progresso em direção à mobilidade do futuro no Salão do Automóvel de Tóquio

• Montadora japonesa trouxe soluções de mobilidade avançada planejada para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020 em Tóquio
• Além de novos produtos, a empresa reforçou sua visão de um futuro eletrificado, além de mobilidade autônoma que liga pessoas à cidade conectada em volta deles

A Toyota apresentou uma série de novidades no Salão do Automóvel de Tóquio 2019, mostrando o seu progresso na reformulação da empresa para uma companhia de mobilidade global, construída em torno da filosofia de fornecer "Mobilidade Para Todos".

Presente nos discursos dos executivos, nas apresentações de novos produtos e de seus planos de mobilidade para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, a montadora japonesa compartilhou sua visão de produtos e serviços de mobilidade integrados.

"Praticar esportes e fazer carros não são tão diferentes," disse o vice-presidente executivo da Toyota, Mitsuru Kawai, que deu as boas-vindas na abertura do Salão. "Para os atletas se tornarem mais fortes, eles treinam para melhorar todos os dias. E a melhoria contínua é um princípio fundamental do Toyota Way. Estamos orgulhosos de compartilhar o nosso progresso e o nosso compromisso contínuo de fazer carros cada vez melhores."

Empresa de mobilidade

A Toyota anunciou seu plano de transição para uma empresa de mobilidade global na Consumer Electronics Show 2018 - CES, onde o Presidente Akio Toyoda revelou o e-Palette Concept como plataforma para aplicação de serviços de mobilidade, o novo foco corporativo em produtos e serviços projetados para ampliar a liberdade de movimento para todas as pessoas com diferentes tipos de necessidade.

A mudança baseou-se em uma compreensão de quatro tecnologias-chave e tendências sociais: a conectividade das redes, a autonomia, os serviços de compartilhamento e a eletrificação. Juntas, elas foram combinadas para a abertura de novas possibilidades de mobilidade que se estendem bem além dos limites do automóvel tradicional.

Principais novidades

O progresso da Toyota em direção a esta meta foi apresentado em primeira mão no Salão do Automóvel de Tóquio 2019. Durante o evento, elas puderam ser vistas por meio de versões cada vez melhores de automóveis tradicionais, como o novo Yaris, além da impressionante variedade de veículos eletrificados que estão prontos para chegar ao mercado. Isto inclui a nova geração do Mirai, que utiliza a tecnologia de célula de combustível elétrica como combustível; o BEV ultracompacto, uma solução de mobilidade de curta distância para todos; e também o Toyota i-ROAD, uma plataforma elétrica e compacta de micromobilidade. Estes novos produtos são apoiados por uma rede que se expande por meio de parcerias com fabricantes de baterias que ajudarão a sat isfazer a demanda acelerada dos próximos anos.

"A eletrificação de veículos é o coração da nossa transformação em uma companhia de mobilidade global, e a nossa ampla linha de veículos eletrificados posiciona a Toyota em direção às necessidades dos consumidores e a redução das emissões de CO2. Estamos orgulhosos de ter definido metas arrojadas de vendas de veículos eletrificados antes de 2030 e objetivos até mais agressivos de reduções de emissões antes de 2050. Eles refletem a nossa crença no potencial de transportes eletrificados, bem como o nosso compromisso de superar as barreiras que ainda estão no caminho da comercialização em massa", disse o Vice-Presidente Executivo Shigeki Terashi.

Novidades para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos

A Toyota também está integrando com sucesso as transmissões eletrificadas a novos sistemas de mobilidade autônomos e conectados, a fim de desenvolver plataformas de serviços compartilhados que terão o seu primeiro e grande teste nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no próximo ano. Não mais apenas um conceito, o e-Palette agora aparece como serviço de mobilidade através do transporte de atletas e pessoas nas Vilas Olímpicas e Paralímpicas.

O LQ, revelado anteriormente pela Toyota durante o CES em 2017 como Concept-i, demonstrará como a mistura potente do nível 4 SAE com direção automatizada e inteligência artificial podem transformar a relação entre carro e motorista. Estas mesmas tecnologias também serão aplicadas em outros pequenos produtos, inclusive uma variedade de plataformas de robôs projetados para realçar as capacidades das pessoas, especialmente os mais idosos ou aqueles portadores de deficiências físicas.

"Na Toyota, entendemos a importância de desenvolver novas tecnologias para amplificar capacidades humanas, não somente substituí-las," disse Gill Pratt, CEO do Toyota Research Institute, que conduz a pesquisa global da Toyota de inteligência artificial e de automação.

"Os robôs podem auxiliar nos trabalhos ou nos carros para evitar acidentes, oferecendo benefícios físicos diretos aos indivíduos e à sociedade. A tecnologia permitirá envelhecer com dignidade, ou oferecer maior prazer na mobilidade pessoal, com benefícios emocionais enormes. Além disso, a combinação desses benefícios emocionais e físicos auxiliarão a construção de uma nova relação com tecnologias que se completam para fazer a vida melhor", completou Pratt.

Mais do que apresentar somente uma variedade de tecnologias e os futuros planos de serviços, a Toyota usou o Salão do Automóvel de Tóquio 2019 para reforçar a sua crença no poder da mobilidade para melhorar efetivamente a sociedade. Esta filosofia é a espinha dorsal da parceria da Toyota com o Movimento Olímpico e Paralímpico Internacional e o seu trabalho para fornecer uma mobilidade segura, ambientalmente sustentável e a mobilidade "just-in-time" para os milhares de atletas, voluntários e visitantes que viajarão a Tóquio para o evento esportivo mais importante do mundo. As Olimpíadas serão o primeiro passo rumo a uma empresa comprometida com um futuro, onde a mobilidade se integra continuamente em uma "cidade conectada", na qual os serviços e o suporte estarão d isponíveis conforme a necessidade de todos.

Topo


A Toyota do Brasil Ltda. conta com quatro unidades produtivas nas cidades paulistas de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, cidade que também abriga um Centro de Pesquisa Aplicada e um Centro de Design. A empresa conta ainda com três centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS), Vitória (ES) e Suape (PE), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP), um escritório de representação em Brasília (DF), e mais de 5.600 colaboradores. Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 344.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites http://www.toyota-global.com/ e www.toyota.com.br ou www.facebook.com.br/toyotadobrasil.