Sala de Imprensa
HOME | BUSCA    

Press releases

13/12/19 - 10:45

Museu Histórico da Imigração Japonesa apresenta novo Centro de Pesquisas

• Espaço é dedicado a estudantes, pesquisadores e toda a comunidade para pesquisas sobre a história da cultura japonesa
• Reaberto em abril deste ano, museu também apresenta novo Museu Vivo, que vai receber exposições modulares, cursos e workshops sobre a cultura japonesa

No último dia 12 de dezembro, a Toyota do Brasil participou da apresentação do novo Centro de Pesquisas do Museu Histórico da Imigração Japonesa, espaço que servirá para que pesquisadores e estudantes possam se aprofundar sobre temas relacionados à cultura do Japão. Além disso, na ocasião, foi apresentado o Museu Vivo, que vai abrigar diversas exposições modulares e atividades variadas.

Reaberto em abril deste ano, o Museu recebeu, em 2018, um aporte de R$ 2 milhões, oferecido por empresas japonesas que atuam no Brasil, incluindo a Toyota do Brasil, para realizar a revitalização do espaço. O objetivo da modernização foi atrair mais visitantes e fortalecer as raízes da história dos imigrantes japoneses em território nacional, fazendo com que o local continue sendo referência para a comunidade japonesa, seus descendentes e admiradores da cultura nipônica em geral.

Novidades

O Centro de Pesquisas amplia ainda mais a colaboração do museu para a divulgação e preservação da história construída pelos imigrantes japoneses no Brasil. Estudantes, pesquisadores e visitantes curiosos sobre este universo terão um espaço exclusivo para uma experiência imersiva sobre as histórias relacionadas à imigração de japoneses no País.

O Museu Vivo, que também foi apresentado no último dia 12, integra mais uma novidade que colabora com a expansão do trabalho realizado no museu. Nele, diversas exposições temporárias serão apresentadas, com infraestrutura preparada para os mais diversos tipos de manifestações artísticas. Além disso, o espaço servirá de palco para a apresentação de palestras, cursos e workshops.

Patrocínio Toyota do Brasil

A Toyota do Brasil foi uma das principais patrocinadoras da modernização do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, que está localizado nos 7º, 8º e 9º andares do prédio do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, no bairro da Liberdade, em São Paulo. Engajada com diversas ações para incentivar a cultura e o fortalecimento da comunidade Nikkei no País, a fabricante realizou a doação de cerca de R$ 800 mil para a revitalização.

“Sabemos da importância do trabalho realizado pelo Museu, que atua historicamente para representar uma parcela da população que se une para que sua raiz, cultura e história sejam preservadas. E justamente por ter em seu DNA a valorização das pessoas, a Toyota contribuiu não só financeiramente, mas também oferecendo sugestões e novas ideias para o espaço, trabalhando intensamente e com entusiasmo neste processo de revitalização”, afirma Viviane Mansi, regional officer de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para a América Latina e Caribe.

Sobre o Museu Histórico da Imigração Japonesa

O acervo do Museu conta com mais de 15 mil objetos, 28 mil documentos e 20 mil fotos e ilustrações em exposição e em arquivo. São 1.250 metros quadrados de área exclusiva aos visitantes, que chegam a 2 mil pessoas por mês. Além dos números expressivos, este é o único museu do País dedicado, exclusivamente, ao capítulo da história que trata dos imigrantes japoneses no Brasil.

Após um período de mais de um ano passando por reformas, a primeira deste porte nos seus 41 anos de história, dois dos três andares que abrigam o acervo passaram por uma renovação total, oferecendo ao público melhor infraestrutura, segurança e tecnologia para imergir na trajetória da quinta maior população de imigrantes no Brasil.

Outra característica interessante é que sua reabertura coincide com a nova Era Imperial, que teve início em 1º de maio de 2019, quando o imperador Akihito abdicou para que seu filho, Naruhito, assumisse como novo imperador do Japão. Este fato histórico simboliza um novo momento para o povo japonês. A era do imperador Naruhito foi batizada de Reiwa, que pode ser traduzida como “venerável harmonia”.

Topo


A Toyota do Brasil Ltda. conta com quatro unidades produtivas nas cidades paulistas de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, cidade que também abriga um Centro de Pesquisa Aplicada e um Centro de Design. A empresa conta ainda com três centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS), Vitória (ES) e Suape (PE), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP), um escritório de representação em Brasília (DF), e mais de 5.600 colaboradores. Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 344.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites http://www.toyota-global.com/ e www.toyota.com.br ou www.facebook.com.br/toyotadobrasil.