Sala de Imprensa
HOME | BUSCA    

Press releases

19/03/20 - 17:45

Toyota Blockchain Lab acelera uso da tecnologia por meio de iniciativas e colaboração externa

A Toyota e a Toyota Financial Services, braço financeiro da companhia, lançaram no ano passado uma organização virtual entre os grupos batizada de Toyota Blockchain Lab, que tem avançado sistematicamente em iniciativas para uso da tecnologia blockchain. Até agora, a verificação de sua utilidade tem sido conduzida por meio de demonstrações e testes práticos, em parceria global com demais empresas do grupo.

A expectativa e os esforços da Toyota vão na direção de tornar o blockchain uma tecnologia fundamental para suporte à conexão de pessoas e empresas de forma mais aberta e transparente, ao passo que também integra máxima segurança e proteção de dados.

No futuro, a marca planeja ampliar o uso da tecnologia para outras áreas, que vão desde cadeias de suprimentos a serviços de mobilidade, e até na Woven City, um projeto de cidade do futuro anunciado por Akio Toyoda, CEO global da Toyota, na última edição da CES 2020. Nesse sentido, a Toyota Blockchain Lab expandirá exponencialmente as colaborações com várias empresas parceiras.

Foco no blockchain

O progresso da Internet das Coisas (IoT) tem acelerado a conexão entre bens e serviços, por meio de informações, e trouxe maior conveniência e eficiência. Por outro lado, aumentou o risco de exposição das informações essenciais – o que acentua a importância de reforçar a segurança para evitar vazamentos, adulteração, uso inapropriado e não autorizado.

Na indústria automotiva, que vive período de profunda transformação, esse tipo de serviço tem inspirado a Toyota em meio a um intenso processo em sua conversão em empresa provedora de soluções de mobilidade. Para atingir esse objetivo mais rapidamente, a estratégia adotada pela companhia busca integrar forças dentro e fora do Grupo, gerando um ambiente com amplo portfólio de produtos e serviços para os clientes pela conexão com essas diversas empresas, de forma integrada, aberta e com total segurança e proteção.

Com recursos altamente resistentes a violações e falhas, a tecnologia blockchain pode realizar o compartilhamento seguro de dados entre os vários agentes participantes, melhorando a confiabilidade das informações. Essa tecnologia tem o potencial de apoiar essas parcerias dentro e fora do Grupo e, como resultado, fornecer serviços mais convenientes e personalizados aos clientes.

Detalhamento das atividades

Uma série de iniciativas, focadas em clientes e veículos, com testes sob condições específicas, foram concluídas em novembro de 2019, confirmando a utilidade da tecnologia blockchain em aplicações diversificadas.

O Toyota Blockchain Lab vem examinando planos para aplicativos promissores, ao passo em que promove testes e acumula conhecimento para o Grupo. O engajamento do laboratório da Toyota se firma em meio à colaboração com o Instituto de Pesquisa Toyota – Desenvolvimento Avançado, Inc. (TRI-AD), a Toyota Connected Corporation e a Toyota Motor North America, Inc., além de construção de relacionamentos com outras empresas parceiras.

Aplicações para verificação

1. Clientes: aumento da conveniência por meio do compartilhamento da identificação e digitalização de contratos dentro e fora do Grupo, com aprimoramento do gerenciamento de informações pessoais e utilização de pontos de serviços.

2. Veículos: melhoria e criação de serviços pelo acúmulo de informações relativas aos ciclos de vida dos veículos.

3. Cadeia de suprimentos: melhoria da eficiência e rastreabilidade dos processos de negócios, com registro e compartilhamento de informações de fabricação, expedição de peças etc.

4. Digitalização de valor: utilização para diversificação de métodos de financiamento por meio da digitalização de vários ativos, a fim de construir relacionamentos de médio a longo prazo com clientes e investidores.

Topo


A Toyota do Brasil Ltda. conta com quatro unidades produtivas nas cidades paulistas de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, cidade que também abriga um Centro de Pesquisa Aplicada e um Centro de Design. A empresa conta ainda com três centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS), Vitória (ES) e Suape (PE), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP), um escritório de representação em Brasília (DF), e mais de 5.600 colaboradores. Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 344.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites http://www.toyota-global.com/ e www.toyota.com.br ou www.facebook.com.br/toyotadobrasil.