Sala de Imprensa
HOME | BUSCA    

Press releases

28/10/98 - 00:00

Camry, um clássico da Toyota

O automóvel de passageiros mais vendido nos Estados Unidos nos últimos três anos (1.997, 1.998 e 1.999), o Toyota Camry, mantém suas características de luxo, conforto e desempenho para o modelo 2.001. Este sedã de luxo, que foi completamente remodelado em 1998 e recebeu pequenos aperfeiçoamentos em seu desenho no início de 2.000, segue demonstrando toda a força de um clássico mundial.



Disponível no mercado brasileiro desde o início das importações oficiais pela Toyota, no final de 1.992, o modelo mantém um nível de vendas pequeno mas estável, ao redor de 300 unidades por ano, atendendo a um público extremamente exigente quanto à qualidade, segurança, conforto e desempenho para seu automóvel no uso diário.



“O Camry é um modelo que surpreende aos seus usuários, mantendo suas características de funcionamento ao longo do tempo de uso, cativando pela sua alta qualidade”, explica Masaharu Nakagami, diretor executivo de vendas da Toyota do Brasil. “Não é por acaso que ele é um sucesso no mais competitivo mercado do mundo, os Estados Unidos”, complementa Nakagami.



O Camry possui desenho clássico, com detalhes que harmonizam o conjunto e determinam certa dose de esportividade. Na frente, o pára-choques é envolvente e o conjunto ótico dianteiro é afilado. A superfície refletora dos faróis é do tipo complexa com lente transparente e 4 focos. Há ainda os faróis de neblina, incorporados ao pára-choque dianteiro, que também possuem superfície refletora complexa.



Ainda na parte dianteira, a grade do radiador é cromada e acompanha o estilo dos faróis. As molduras laterais, posicionadas na parte debaixo das portas, acompanham a linha do pára-choques e possuem detalhes cromados, reforçando o ar clássico do Camry. Na parte traseira, o conjunto ótico é discreto e o pára-choques envolvente complementa o estilo do modelo.



O Camry tem motor V6, 24 válvulas, 3.0 litros e que desenvolve 191 cv. de potência. Este conjunto propulsor aliado à transmissão automática de 4 velocidades com over drive e controlada eletronicamente, oferece ao Camry respostas precisas aos comandos, com segurança e conforto. O baixo nível de ruídos na cabine dos passageiros também é um destaque do modelo, que oferece ainda aquecedores e controles elétricos de ajuste para os bancos dianteiros. O capô tem sistema de molas pneumáticas auxiliares para abertura e fechamento, com a eliminação da haste manual para mantê-lo aberto.



Posicionado em uma faixa de mercado extremamente concorrida, cujos consumidores exigem grande número de equipamentos, o Camry oferece um pacote completo de utilidades para o motorista e passageiros, além de detalhes de sofisticação, como os apliques em material imitando madeira no console central e nas portas e a manopla de transmissão em couro.



Equipado com bancos em couro, o Camry possui duplo airbag frontal e lateral, cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para todos os passageiros, porta-copos, porta-objetos, ar-condicionado automático com controle digital, painel com odômetros digital e tomada de eletricidade para telefone celular, freios dianteiros a disco com ABS nas quatro rodas (ventilados na dianteira), coluna de direção com sistema de absorção de impacto, volante com regulagem de altura, sistema remoto de travamento das portas incorporado à chave do veículo e sistema elétrico de recolhimento dos retrovisores externos, entre outros equipamentos.



Grande parte do sucesso de vendas que o modelo atingiu em todo o mundo tem relação direta com os excelentes níveis de segurança passiva que oferece aos passageiros. O Camry possui zonas de deformação da carroceria especialmente projetadas para preservar a cabine de passageiros em caso de colisão.



Testes realizados nos Estados Unidos pelo Insurance Institute for Highway Safety (entidade que fornece informações sobre segurança automobilística para seguradoras) mostrou que este clássico Toyota ultrapassa as exigências dos mais rigorosos padrões internacionais de segurança automobilística, superando todos seus concorrentes naquele mercado.

Topo


A Toyota do Brasil Ltda. conta com quatro unidades produtivas nas cidades paulistas de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, cidade que também abriga um Centro de Pesquisa Aplicada e um Centro de Design. A empresa conta ainda com três centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS), Vitória (ES) e Suape (PE), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP), um escritório de representação em Brasília (DF), e mais de 5.600 colaboradores. Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 344.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites http://www.toyota-global.com/ e www.toyota.com.br ou www.facebook.com.br/toyotadobrasil.