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Press releases

01/11/11 - 17:45

Hilux e SW4 2012 ganham novo design e mais itens de conforto e segurança

  • • Novo desenho externo da picape e do utilitário esportivo reforça imagem de robustez e elegância dos modelos
  • • Hilux ganha nova versão SRV automática TOP, que agrega novos equipamentos de conforto e segurança
  • • Toyota volta a disponibilizar o SW4 com capacidade para cinco passageiros
  • • Motorização VVT-i Flex Fuel equipará toda a linha a partir do primeiro trimestre de 2012

1. Introdução

A Toyota lança no mercado brasileiro a Nova Linha 2012 da picape Hilux e do utilitário esportivo SW4. Ambos os modelos passaram por alterações profundas no desenho exterior e interior e ganharam novos equipamentos de conforto e segurança, que os tornam ainda mais atraentes e competitivos nos seus respectivos segmentos.

As melhorias e os novos equipamentos da Nova Hilux e do Novo SW4 2012 irão manter os dois modelos na liderança do mercado brasileiro nos segmentos de picapes e utilitários esportivos médios equipados com motores a diesel. A meta da Toyota para 2012 é comercializar 35.000 unidades da Hilux a diesel e 8.800 unidades do SW4 a diesel.

A Nova Linha Hilux e SW4 2012 traz ainda, como grande inovação, a introdução do motor 2.7 VVT-i Flex Fuel para ambos os modelos. Especialmente desenvolvido para o mercado brasileiro, esse propulsor foi criado para aplicação exclusiva nos comerciais leves da Toyota e rende 163 cv a 5.000 rpm quando abastecido com álcool e 158 cv a 5.000 rpm com gasolina. O torque máximo com etanol ou gasolina é de 25 kgf.m a 3.800 rpm.

O início das vendas da Nova Hilux e do Novo SW4 com motores Flex Fuel será a partir do primeiro trimestre de 2012. E a Toyota tem expectativa, já no primeiro ano, de comercializar 5.000 picapes e 1.300 utilitários esportivos equipados com essa nova motorização.

2. Desenho exterior

As novidades na Nova Hilux 2012 começam pelo desenho exterior. A picape apresenta agora um estilo frontal mais agressivo, com novos faróis, que ficaram mais proeminentes e avançam para além das dimensões da carroceria, e novo para-choque, de aspecto mais robusto e envolvente. O capô também foi redesenhado, ganhando vincos marcantes, que confluem para o centro do veículo, em direção à insígnia da Toyota, e harmonizam com a nova grade dianteira trapezoidal de dimensões maiores em comparação com a anterior.

A frente do Novo SW4 2012 segue a mesma linha da picape, com modificação no desenho do para-choque, que recebeu uma máscara negra na região dos faróis de neblina. Outra diferença está no desenho dos faróis principais. No caso do utilitário esportivo, o conjunto óptico frontal se destaca por apresentar luz de xenônio autoniveladora, com lavadores, mais uma novidade no veículo. Tais características refletem o prestígio que o Novo SW4 2012 transmite.

Na lateral, tanto na Nova Hilux quanto no Novo SW4, as molduras dos para-lamas foram redesenhadas e, agora, transmitem a sensação de movimento. A parte traseira da Nova Hilux ganhou novas lanternas, com redistribuição do set de lâmpadas e com cantos com vincos mais marcados. A terceira luz de freio, antes vermelha, agora é translúcida.

A parte traseira do Novo SW4 passou por uma transformação mais profunda. As novas lanternas apresentam recortes bem marcados e lâmpadas que utilizam a tecnologia LED. O para-choque também mostra desenho mais integrado com a carroceria, enfatizando toda a elegância do veículo.

3. Desenho Interior

Com relação ao desenho interior, a Nova Hilux mantém a aparência de uma picape robusta e luxuosa, com toques de esportividade, obtida a partir da adoção de uma tonalidade mais escura no acabamento do painel central e das portas. O painel de instrumentos foi redesenhado, combinando cores que facilitam a visualização das informações exibidas. O painel central, que concentra as informações do áudio e do ar-condicionado, apresenta um desenho horizontal que proporciona maior sensação de espaço aos ocupantes. O volante da Hilux também foi substituído por outro mais sofisticado e inclui detalhes cromados e comandos de som no volante nas versões SRV TOP e SRV.

O Novo SW4 adotou todas as alterações presentes no interior da Hilux, com a diferença na mescla da tonalidade bege com o cinza escuro do painel e com adição do padrão madeira no volante e no acabamento das portas, ressaltando a imagem de alta classe do modelo.

4. Nova versão para a picape Hilux

A grande novidade da linha Hilux 2012 é a adição da versão SRV TOP automática, que se posiciona acima da atual SRV, que permanece à disposição dos consumidores nas opções com câmbio automático e manual. A nova Hilux SRV TOP se diferencia pelas novas rodas de liga leve de 17 polegadas e por vir equipada de série com controle de estabilidade e tração e com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência à frenagem (BAS).

5. Nova versão para o SW4

Na linha do utilitário esportivo, a inovação é o retorno do SW4 Diesel com cinco lugares, decisão tomada após a Toyota realizar uma ampla pesquisa com seus clientes. A versão com sete lugares do SW4 permanece à disposição dos consumidores da Toyota.

6. Versões, equipamentos e novos itens de série

6.1. Nova Hilux 2012

Com a introdução da versão SRV TOP automática, a Nova Hilux 2012 está à disposição em oito configurações com motor a diesel, que atendem às mais diferenciadas necessidades dos consumidores. São elas: Chassi/Cabine 4x4, Standard cabine simples e dupla com tração 4x4, Standard cabine dupla com tração 4x4 e Power Pack (vidros, travas e retrovisores elétricos), SR cabine dupla 4x4, SRV cabine dupla 4x4 A/T (transmissão automática) ou M/T (transmissão manual) e SRV TOP 4x4 com transmissão automática.

As versões a diesel com tração 4x2 foram descontinuadas pela Toyota que, a partir de agora, terá como foco a produção, na linha de motores diesel, da Hilux com tração 4x4. Serão introduzidas ainda, a partir do primeiro trimestre de 2012, duas novas versões da Hilux 2.7 VVT-i Flex Fuel: SRV 4x4 A/T (transmissão automática) e SR 4x2 M/T (transmissão manual).

A Nova Hilux 2012 oferece uma das listas de equipamentos mais completas no segmento. Desde as versões de entrada, Chassi/Cabine e Standard, a picape traz direção hidráulica progressiva, ar-condicionado, coluna da direção regulável em altura, fechamento da caçamba por meio de chave (cabine dupla) e assento traseiro rebatível (cabine dupla), banco do motorista com regulagem de altura (cabine dupla), relógio digital e limpador de pára-brisa com temporizador de velocidade.

A Hilux Standard cabine dupla, na versão Power Pack, tem ainda como equipamentos freios ABS, vidros, travas e retrovisores elétricos, airbag duplo frontal e sistema de som que reproduz CD, MP3 e WMA. São novidades nessa versão as conexões USB e Auxiliar do sistema de som compatível com iPhone® e iPod® e os novos pneus de medida 265/70 R16, juntamente com as novas molduras dos para-lamas.

A versão SR agrega os itens da versão Standard Power Pack e é composta adicionalmente por vidro elétrico com sistema one touch para o vidro do motorista, sistema de travamento central das portas com controle na chave e alarme, console central e porta-óculos no teto. A partir de agora, também há conexões USB e Auxiliar do sistema de som compatível com iPhone® e iPod® para a Hilux SR.

Já a Hilux SRV, manual e automática, oferece toda a lista das versões SR e mais ar-condicionado digital, bancos com acabamento em couro, painel de instrumentos Optitron (que regula a intensidade da iluminação de acordo com a luz externa), computador de bordo com sete funções (relógio, tempo de viagem, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo médio, velocidade média e autonomia), travamento automático das portas aos 20 km/h, faróis de neblina, comando do rádio e do computador de bordo no volante e Cruise Control. Para a linha 2012, foram introduzidos nessas versões os seguintes itens: novo sistema de áudio touchscreen com tela de 6,1 polegadas e câmera de ré, conexão Bluetooth® com microfone localizado no console do teto e ajuste elétrico do banco do motorista.

Na nova versão SRV TOP automática, disponível a partir de agora, a Toyota apresenta todos os itens da versão SRV e mais novas rodas de liga leve de 17 polegadas e controle de estabilidade e tração com assistência e distribuição eletrônica de frenagem (BAS e EBD).

6.2. Novo SW4 2012

O Novo SW4 2012 está disponível na versão de acabamento SRV, equipado com câmbio automático e disponível com os motores diesel e V6 a gasolina. O utilitário esportivo terá, em 2012, uma versão 2.7 VVT-i Flex Fuel, a SR A/T (automática), com capacidade para cinco passageiros.

A Nova SW4 2012 agregou a introdução dos airbags laterais e do tipo cortina, que se somam às bolsas frontais já presentes no veículo. Também foi adicionado ao modelo o acendimento automático dos faróis, como parte integrante do novo conjunto óptico dianteiro, que conta com luz de xenônio com lavadores e regulagem de altura.

Os demais novos equipamentos de conforto e conveniência da Nova SW4 2012 são: novo sistema de áudio touchscreen com tela de 6,1 polegadas e câmera de ré, conexão Bluetooth® com microfone localizado no console do teto, conexões USB e Auxiliar do sistema de som compatível com iPhone® e iPod®, novas rodas de liga leve de 17 polegadas e controle de estabilidade e tração com assistência e distribuição eletrônica de frenagem (BAS e EBD).

7. Motorização

A Toyota oferece dois tipos de motorização para a Hilux, ambas a diesel. O propulsor que equipa a picape nas versões SR, SRV e SRV TOP é moderníssimo 3.0L 16V D-4D, com potência de 163 cv a 3.400 rpm e torque plano de 35 kgf.m disponível a partir de 1.400 rpm até 3.200 rpm. Para as versões Chassi/Cabine e Standard, que têm vocação para o trabalho, o motor é o 2.5L 16V D-4D, que gera 102 cv de potência a 3.600, com torque plano de 26,5 kgf.m, entre 1.600 e 2.400 rpm.

O SW4 diesel é equipado com o motor 3.0L 16V D-4D. Para quem privilegia desempenho e um uso mais urbano do utilitário esportivo, a Toyota dispõe da versão de motorização V6 a gasolina, com 238 cv de potência a 5.200 rpm e torque de 38,3 kgf.m a 3.800 giros.

A Hilux traz dois tipos de transmissão: manual de cinco velocidades para toda a linha da picape, até a versão SRV, e automática de quatro velocidades com gerenciamento eletrônico de troca de marchas (ECT), para as versões SRV e SRV TOP. O SW4 está disponível com a mesma transmissão automática de quatro velocidades.

8. Suspensão

O acerto da suspensão da Hilux faz a picape da Toyota se diferenciar da concorrência. O sistema dianteiro é independente, com barra estabilizadora, braços duplos triangulares e molas helicoidais, configuração presente nos automóveis de passeio, que torna a picape a mais suave ao rodar e lhe dá a melhor manobrabilidade entre todos os concorrentes. A suspensão traseira é preparada para suportar qualquer tipo de aplicação, sem abrir mão do conforto, sendo formada por um eixo rígido com molas semi-elípticas de duplo estágio.

No SW4, o diferencial é a suspensão traseira, do tipo independente, com braços 4-link, configuração que privilegia o conforto dos ocupantes.

9. Tração

Nas versões 4x4, o sistema de tração da Hilux apresenta a durável caixa de transferência mecânica que distribui o torque entre as quatro rodas. É possível trafegar em três tipos de tração: 4x2 (traseira), 4x4 e 4x4 reduzida. O engate é feito por intermédio de alavanca postada ao lado do câmbio. A picape possui desacoplamento automático do diferencial (ADD), um sistema automatizado que acopla e desconecta o semi-eixo dianteiro do diferencial de acordo com o tipo de tração selecionado, sem que o motorista tenha que descer do carro para efetuar a operação manualmente.

O SW4 é dotado de tração 4x4 permanente com reduzida, que garante máxima aderência do veículo ao solo. O sistema é composto por uma caixa de transferência (alta e baixa) e por um diferencial central tipo Torsen com deslizamento limitado (LSD - Limited Slip Diferencial), que distribui o torque entre as rodas de acordo com a necessidade do piso, garantindo estabilidade e respostas precisas em curvas. Além disso, a tração do modelo possibilita o bloqueio do diferencial. Nesta condição, o uso do torque é dividido em 50% para cada eixo, assegurando melhor desempenho, principalmente no fora-de-estrada.

10. Preços

A Nova Linha 2012 da Hilux e do SW4 estão à venda nas 132 concessionárias Toyota de todo o Brasil com os seguintes preços:

Picape

Hilux 4x4 C/D SRV A/T TOP................. R$ 141.920,00
Hilux 4x4 C/D SRV A/T..................... R$ 134.410,00
Hilux 4x4 C/D SRV M/T..................... R$ 127.260,00
Hilux 4x4 C/D SR M/T ..................... R$ 111.800,00
Hilux 4x4 C/D Standard Power Pack......... R$ 100.720,00
Hilux 4x4 C/D Standard..................... R$ 93.260,00
Hilux 4x4 C/S Standard..................... R$ 85.690,00
Hilux 4x4 Chassi/Cabine................... R$ 80.160,00

SW4

SW4 SRV A/T Diesel 7 Lugares.................. R$ 174.900,00
SW4 SRV A/T Diesel 5 Lugares.................. R$ 170.400,00
SW4 SRV A/T Gasolina V6......................... R$ 157.000,00

Topo


A Toyota do Brasil Ltda conta com três unidades produtivas em Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Sorocaba (SP), dois centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS) e Vitória (ES), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP), um escritório de representação em Brasília (DF) e um escritório comercial na cidade de São Paulo (SP) e mais de 5.300 colaboradores. Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 325.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites: www.toyota.co.jp e www.toyota.com.br ou www.facebook.com.br/toyotadobrasil.