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10/10/04 - 00:00

Land Cruiser Prado, um utilitário esportivo mais que sofisticado

O Land Cruiser Prado é um utilitário esportivo 4x4 de grande porte que alia estilo europeu, muito conforto e excelente desempenho. Desenvolvido em um centro de design da Toyota do Sul da França, o veículo é o único no seu segmento disponível no mercado brasileiro que acomoda oito passageiros em três fileiras de bancos.



Sobram itens de conforto no Land Cruiser Prado. O motorista conta com oito ajustes manuais do banco e também com regulagem elétrica lombar. O volante pode ser ajustado em altura e profundidade. O painel se destaca pelo esmero no acabamento, com detalhes padrão aço escovado e madeira, que também se estendem às portas.



Entre os equipamentos, o Land Cruiser Prado vem com travamento/destravamento das portas por controle remoto na própria chave, conjunto elétrico, retrovisores externos com recolhimento elétrico, CD changer com capacidade para seis discos e comando de um toque de abertura para a janela do motorista. Para garantir maior conforto e conveniência para todos os ocupantes, o sistema de ar-condicionado digital dispõe de regulagem de temperatura individual para o motorista e passageiro, além de controle e difusores de ar exclusivos para os passageiros dos bancos traseiros.



Outro destaque é o computador de bordo com 10 funções. Em um display digital com iluminação Optitron, ele fornece relógio, temperatura externa, barômetro, bússola, altímetro, consumo médio e instantâneo de combustível, autonomia, velocidade média e tempo de viagem. Por falar em viagem, o Prado traz ainda um controlador automático de velocidade (piloto automático).



O Land Cruiser Prado é equipado com o motor Toyota turbodiesel intercooler de 3.0 litros, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindro. O intercooler otimiza a queima de combustível melhorando a performance do motor que desenvolve 131 cv de potência a 3.600 rpm e um torque máximo de 35 mkgf a somente 2.000 rpm. O acelerador do veículo é do tipo drive-by-wire (sem cabo).



São duas as opções de transmissão para o Land Cruiser Prado: manual de cinco marchas ou automática de quatro velocidades com controle eletrônico (ECT), que monitora o modo de dirigir do motorista e adapta as trocas de marcha para uma tocada mais esportiva (efetuando as mudanças com a rotação mais alta) ou econômica (efetuando as mudanças em rotações intermediárias).



A transmissão automática oferece também um controle de partida em 2a marcha, para sair em terrenos arenosos ou com lama. Quando o botão 2nd STRT é acionado com a alavanca de mudança em “D” ou “3”, o veículo parte em segunda marcha e em seguida sobe automaticamente as marchas. Caso esteja em “2”, a transmissão continuará operando na 2a marcha.



A tração 4x4 é permanente, com três diferenciais (dianteiro, central e traseiro), sendo o central e o traseiro de deslizamento limitado (LSD – Limited Sliped Diferencial). Ou seja, por meio de um sistema de multi-embreagens, a força do motor é transferida de acordo com a necessidade: para o eixo com melhor aderência ao solo (no caso do diferencial central) e para a roda com melhor contato com o solo (no caso do diferencial traseiro).



Em condições normais de rodagem, o torque do motor é enviado 60% para o eixo traseiro e 40% para o eixo dianteiro. No caso de patinagem de uma ou mais rodas em um dos eixos, a força será automaticamente transferida para as rodas do eixo oposto.



O Prado conta com alavanca no console para selecionar o tipo de tração, com três modos:

H - Tração 4x4 permanente, para condições normais de rodagem no asfalto.

HL- Bloqueio do diferencial central. Indicado para trechos molhados ou de terra, este recurso divide o torque em 50% para cada eixo.

LL – Reduzida. Para casos de off-road mais pesado, como lama e subidas e descidas inclinadas. Com esse modo engatado, automaticamente o bloqueio do diferencial central mantém-se ativado.



Suspensão



Uma das preocupações dos engenheiros no desenvolvimento da suspensão de um 4x4 foi conciliar, no mesmo conjunto, conforto para os passageiros e robustez para enfrentar as mais ousadas aventuras. No caso do Land Cruiser Prado, a Toyota utilizou uma suspensão dianteira independente com braços duplos triangulares (double wishbone), mola helicoidal e barra estabilizadora. Na traseira, adotou o clássico e resistente eixo rígido com quatro pontos de fixação, braço de arraste (tirante) e mola helicoidal.



Desenvolvido para oferecer a melhor solução em itens como conforto, estabilidade e resistência, este conjunto possibilita uma grande absorção de impactos no off-road, propiciando aos ocupantes que as imperfeições do solo, seja qual for o terreno, passem praticamente despercebidas.



Outro destaque é o longo curso da suspensão, que trabalha de forma a sempre manter as rodas em contato com o solo, permitindo grande mobilidade no fora-de-estrada.



Topo


A Toyota do Brasil Ltda. conta com quatro unidades produtivas nas cidades paulistas de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, cidade que também abriga um Centro de Pesquisa Aplicada e um Centro de Design. A empresa conta ainda com três centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS), Vitória (ES) e Suape (PE), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP), um escritório de representação em Brasília (DF), e mais de 5.600 colaboradores. Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 344.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites http://www.toyota-global.com/ e www.toyota.com.br ou www.facebook.com.br/toyotadobrasil.